Blog

Home / Empreendedorismo  / O que você precisa para abrir uma empresa?
O que você precisa para abrir uma empresa? Texto com dicas e dúvidas

É comum entre nossos clientes dúvidas sobre como abrir uma empresa. Segundo dados da Unitfour, impulsionados pela crise e pela alta taxa de desemprego, o número de pessoas dispostas a abrir uma empresa cresceu mais de 20% no ano de 2016 no Brasil. Com tal crescimento, surgem diversas dúvidas sobre quais devem ser os primeiros passos para lançar sua empresa no mercado, desde a parte jurídica até a parte visual.  Criamos então uma lista de passos que simplifica o que você deve fazer para que sua empresa comece com o pé direito:

O que você precisa para abrir uma empresa? 1º CNPJ

 

1º CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica):

Existem 5 tipos de categorias de CNPJ para empresas no Brasil, sendo elas:

  • Sociedade Ltda
  • Sociedade Anônima (S.A.)
  • MEI
  • Sociedade Individual (EIRELI)
  • Empresário Individual.

Vamos focar nos dois mais comuns (MEI e Sociedade LTDA):

O ideal para profissionais autônomos se formalizarem é o Microempreendedor Individual (MEI). Para se tornar MEI, basta fazer um cadastro no site Portal do empreendedor. O cadastro é simples e garante todos os benefícios de se ter uma empresa. Quando se abre um CNPJ fica possível abrir uma conta empresarial em bancos, facilitando a emissão de boletos, notas fiscais e empréstimos. Praticamente todos os modelos de pequenos negócios se encaixam na categoria. Porém, se o seu negócio é uma sociedade, esta não poderá ser a opção, já que dentre as limitações do MEI estão: a empresa ter só um proprietário e somente um funcionário, além do faturamento poder ser de, no máximo, 60 mil ao ano.

Se sua empresa não se encaixa no perfil MEI, a melhor opção é a Sociedade Limitada. Nesse CNPJ você pode dividir com terceiros um negócio e ter sua relação documentada por um contrato, chamado Contrato Social. A Sociedade LTDA é a mais usada entre os empresários.

 

O que você precisa para abrir uma empresa? 2º Logotipo / identidade visual

Identidade visual criada pela Agência Plim. Cliente: carXparts

2º Logotipo / identidade visual

A identidade visual é a cara e a personalidade da sua empresa. É ela que irá ditar o tom de linguagem e o tom visual do seu negócio. Esse investimento é importante desde início, pois além de seriedade, passa credibilidade à empresa.

A identidade visual é necessária para a padronização de materiais, como por exemplo o cartão de visita, que é o material mais comum e extremamente necessário dentro de uma empresa.  Um dos maiores motivos citados por profissionais de marketing para o fechamento de empresas é falta de cuidado com a marca. Em um mercado tão concorrido como o brasileiro, cada detalhe faz a diferença, uma marca bem cuidada e bem comunicada tende a vender mais.

 O que você precisa para abrir uma empresa? 3º Canal de comunicação

 

3º Canal de comunicação

Antigamente, apenas o marketing boca-a-boca era o suficiente para sua empresa embalar. Contudo, hoje em dia a internet e a facilidade na comunicação com o público trouxeram mudanças nesse cenário. Por isso é importante para abrir sua empresa ter um canal de comunicação fácil e comum para que seu cliente o encontre. Seja pelo Facebook, Instagram, Linkedin, Website, ou até mesmo o WhatsApp. O importante é agilidade ao se comunicar com seus clientes.

 

O que você precisa para abrir uma empresa? 4º Organização e sistemas

4º Organização e sistemas

Grandes empresas contratam consultorias para otimização de processos, fluxos e de rendimento da equipe. Infelizmente, empresas pequenas que estão no começo da sua existência, raramente tem dinheiro para esse investimento. Por isso, é importante analisar e estudar todos os processos possíveis antes de começar o seu negócio. Quanto mais automatizados seus processos, maior é a chance do seu tempo ser otimizado, e bem sabemos que tempo é dinheiro. Existem diversos sistemas de fluxos financeiros e de venda que são gratuitos. Usar sistemas para suas atividades pode salvar boa parte do seu tempo, deixando você livre para atender as necessidades dos seus clientes.

Aguarde que iremos criar posteriormente post com sistemas financeiros que você pode usar na sua empresa.

O que você achou desse conteúdo? Aguardamos seu feedback.

Poste um comentário