Blog

Home / Empreendedorismo  / Cursos Gratuitos para Micro e Pequenos Empreendedores

Cursos gratuitos que podem te ajudar a aumentar o rendimento da sua empresa.

Para os micro e pequenos empreendedores, toda hora é hora de aprender e aperfeiçoar ideias, processos e visões de negócio, afinal, o ideal é empreender cada vez melhor e não ficar para trás na disputa de mercado de um país onde abrem-se, em média, 5000 microempresas por dia. Separamos Cursos Gratuitos que podem te ajudar a impulsionar sua empresa.

Business concept with copy space. Office desk table with pen focus and analysis chart, computer, notebook, cup of coffee on desk.Vintage tone Retro filter, selective focus. Free Photo

Hoje em dia é possível encontrar vários sites e instituições que disponibilizam conteúdo online de primeira linha para quem busca mais conhecimento e know how sobre o mundo dos negócios. E o melhor: muitos deles são gratuitos. Separamos aqui algumas indicações que podem ajudar você.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país, e é um dos maiores provedores de cursos online para empreendedores.

Imagem relacionada

O Projeto SEI (do Sebrae) por exemplo, engloba seis cursos: SEI comprar, SEI vender, SEI empreender, SEI controlar meu dinheiro, SEI planejar e SEI unir forças para melhorar. Cada um possui uma técnica e abrangência diferente, conforme a descrição a seguir.

  • SEI Controlar Meu Dinheiro: Esse curso oferece conhecimentos sobre a gestão financeira dos pequenos negócios. Ele apresenta orientações importantes para elaborar o controle diário de entrada e saída do caixa da empresa, conscientizando o empreendedor sobre a diferença entre as receitas da empresa e o seu dinheiro pessoal. A ideia é tratar os temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios.
  • SEI Planejar: O objetivo desse curso é ajudar o empreendedor a organizar o negócio para que ele se adapte melhor às demandas do mercado. Além disso, ajuda e fornece orientações para a oferta e criação de serviços (ou produtos) de maior qualidade para o consumidor. A ideia é montar um planejamento para permitir a sustentabilidade do negócio, prover conhecimentos para a prosperidade do empreendimento e oferecer ferramentas para planejar seu negócio de forma mais articulada.
  • SEI Empreender: O curso  ajuda o aluno a descobrir o seu potencial empreendedor e conseguir tomar as decisões administrativas do próprio negócio. O público-alvo são os microempreendedores individuais que querem melhorar o desempenho de gestão da sua empresa e o foco do curso é ajudar no controle das ações empreendedoras, dificuldades administrativas e ensinar a valorização do sucesso.
  • SEI Comprar: Atua para mostrar ao empreendedor que o fundamento de bons resultados e vendas é diretamente proporcional ao modo como as compras de insumos são realizadas. Além disso, o curso engloba a competitividade e aumento dos lucros quando o assunto é pequeno negócio. Ensinam-se estratégias para comprar melhor, obter preços e prazos que correspondam às expectativas dos clientes.
  • SEI Unir forças para melhorar: Esse curso tem como objetivo a apresentação de novas formas de empreender coletivamente pela criação de organizações coletivas. O curso possui várias etapas, onde uma delas consiste em ensinar as noções de importância do cooperativismo no mundo dos negócios. Trata também de assuntos como a melhoria da competitividade e o fortalecimento dos negócios por meio das ações coletivas.
  • SEI Vender: A ideia aqui é capacitar os microempreendedores para incrementar serviços e produtos, assim como conquistar mais clientes para ampliação do negócio. Passa por pontos específicos do processo como reposição e adaptação dos negócios às exigências do mercado, manejo de ferramentas de marketing, planejamento e gerenciamento das vendas.

Imagem relacionada

Para ajudar você,  listamos abaixo alguns dos cursos gratuitos disponíveis do Sebrae e a carga horária de cada um.

  • Compras governamentais – carga horária equivalente a 15 horas
  • Microempreendedor individual – carga horária equivalente a 5 horas
  • Modelo de excelência em gestão – carga horária equivalente a 12 horas
  • Sei controlar meu dinheiro – carga horária equivalente a 5 horas
  • Sei planejar – carga horária equivalente a 5 horas
  • Sei empreender – carga horária equivalente a 5 horas
  • Sei comprar – carga horária equivalente a 5 horas
  • Sei unir forças para comprar – carga horária equivalente a 5 horas
  • Sei vender – carga horária equivalente a 5 horas

Boas aulas!

Poste um comentário